sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

SAGA DA FAMÍLIA BEGUE (Beghi)

L'ORIGINE DEI COGNOMI BEGHI (Begue no Brasil)


Cognome concentrato al nord ed in particolare in Lombardia ed Emilia potrebbe essere legato all'allevamento di bachi tramite un termine dialettale beghin (bigattini).

Traduçaõ

Sobrenome concentrado ao norte da Itália e especialmente  na Lombardia e Emilia. Poderia estar relacionada com a criação de bichos-da-Seda,  um dialeto prazo, Beghin que quer dizer larva. (Pessoas que criavam o Bicho da Seda).


Um pouco de história


Os italianos à época da imigração, passavam por momentos difíceis, pois a itália estava na luta sobre a sua futura estrutura. A monarquia, na pessoa do rei do Piemonte-Sardenha, Vítor Emanuel II, apoiado pelos conservadores liberais, teve sucesso quando em 1859-1861 se formou a Nação-Estado, derrotando os partidários de esquerda, republicanos e democráticos, que militavam sob Giuseppe Mazzini e Giuseppe Garibaldi (este último mudou-se para o Brasil, e casou-se com Anita Garibaldi no Rio Grande do Sul).   A desejada unificação da Itália (até então a Itália era formada de pequenos Estados, dirigidos por nações Estrangeiras, França, Espanha, Inglaterra), se deu assim sob a Casa de Sabóia, com a anexação ao Reino de Sardenha, da Lombardia, do Vêneto, do Reino das Duas Sicílias, do Ducado de Módena e Reggio, do Grão-Ducado da Toscana, do Ducado de Parma e dos Estados Pontifícios. Mas, mesmo com a vitória, as guerrilhas e discordância continuaram por longos anos, fazendo com que o sofrido povo italiano buscasse melhores lugares para se morar.         
                                                                                                                                                          Muitas famílias decidiram sair da Itália e vir para o Brasil,   pois após a Libertação Escravocata,
o País estava necessitando urgentemente de trabalhadores com conhecimentos (agricultores, pedreiros, marceneiros, etc...) e o governo brasileiro, muita propaganda fez, inclusive dando as passagens gratuitamente aos imigrantes, além de serem beneficiados posteriormente com a compra de terras muito baratas.                             
                                                                                                                                                                  Os navios saiam da Itália abarrotados de famílias querendo um futuro promissor, mas não sabiam o destino a que chegariam.  Muitas famílias foram separadas no Porto de embarque,  por lotação de um determinado navio, acabavam embarcando em outro.   já,  outras foram separadas pelo  destino de cada navio, que era diferente:  Uns desembarcariam em Santos (SP), outros em Paranaguá (PR), outros em Niteroi (RJ), Florianópolis (SC), Vitória (ES) e no Rio Grande do Sul, etc....


 



PIETRO BEGHI, meu trisavô, natural da região de Emilia Romanha, nascido provavelmente na  década de 1840,  casou-se com a sra MARIANNA RIVA, na decada de 1860, e tiveram vários filhos, sendo que dois filhos vieram para o Brasil:  Celso Riva Begui e Albina Riva Beghi,  esta, seria minha Bisavó.


CELSO RIVA BEGHI, meu Tio-Bisavô, natural da região de Emilia Romanha, nascido no ano de 1867 e Falecido em 1975. Casou-se provavelmente em 1893, com a senhora ANGELA ELIZA BOSSOLI (Bassoli), (nascida em 1871),  e teve a filha Aida Bossoli Beghi,  em Mirandola, na Itália. O sr.  Celso chegou a formar-se Padre da Igreja Católica Italiana, por uma obrigação de seu Pai, (que possuía muita Fé Religiosa),  mas 1 ano após sua formatura, desistiu  do Sacerdócio, casou-se e veio fugido para o Brasil com sua esposa Angela Eliza e uma menina de 02 anos de nome Aída.  Chegando ao Brasil, eles foram morar na cidade de Jardinópolis, Região de Ribeirão Preto, no ano de 1895, trabalhando na Fazenda Invernada onde nasceu o filho Dante, entre outros filhos. Mudaram posteriormente para a cidade Candido Mota,  Região de Assis-SP, onde o Governo Brasileiro estava fazendo o que seria uma das primeiras ´´Reformas Agrárias do País``, com doações de Terras e ou venda a preço muito baixo.  

A esposa do sr. Celso:  Angela Elisa Bossoli (Bassoli),  nascida em 19 de Abril de 1871, na Comunni de Mirandola, Itália,  era filha do sr. Armadio  (1835) e de Rosa Baraldini (1838).  Seus pais tiveram muitos filhos:  Genoveffa (1858); Concetta (1860); Lorinda (1862); Adelina (1866) ; Fortunata (1870); Angela (1871); Giuseppe (1872); Adelaide (1876).

Filhos do casal Celso e Angela Elisa: 

-1) Aída Bossoli Beghi - Nasceu na Itália em 1893, e veio para o Brasil com apenas 2 anos de idade.  Não tenho outras informações.

-2) Dante Bossoli Beghi - Nasceu em 20 de Abril de 1903, na cidade de Jardinópolis e faleceu em 02 de Novembro de 1975.  Casou-se com a sra. Rosa Ferramosca, nascida em 14 de Janeiro de 1905, e falecida em 01 de Julho de 1999.  Ela era filha de Massimiliano Ferramosca (1867 - 1935), e de Giuseppina Ferramosca (1871 - 1946). O casal teve os filhos: Izolina (1925-2012);  Osvaldo (1927-2012);  Luis (1929);  Marcos(1931);   Elisa (1932);  Ademar (1936);  Celso (28-07-1937).

-3) Não tenho informações dos outros familiares. 


ALBINA RIVA BEGHI, minha Bisavó, nasceu em 21 de setembro do ano de 1888, na cidade de CamposampieroTreviso, Itália. Viveu a infância em meio a turbulência do pós guerra italiano, que mesmo após a vitória, as guerrilhas e discordância continuaram por longos anos, fazendo com que o sofrido povo italiano buscasse melhores lugares para se morar.


Chegaram ao Brasil em 30/04/1895: Albina Riva Beghi com apenas 6 anos de idade,   seu irmão, Celso Beghi (28 anos),  a esposa de Celso, Angela Eliza Bossoli (24 anos),  a a filha de Celso, Aída Bossoli Beghi (2 anos),  e com  Angelo Bossoli (19 anos), irmão da Angela,  de onde se dirigiram para as fazendas da Região de Ribeirão Preto, no Estado de São Paulo.  Nas minhas pesquisas não encontrei o motivo dos meus trisavos, Pietro e Marianna, não terem vindo com eles ao Brasil. Acredito que eles já haviam falecido,  ou não deixariam uma filha de 6 anos viajar para outro País.


Clique aqui e Veja o registro da chegada no Porto de Santos


ALBINA RIVA BEGHI, casou-se aos 18 anos de idade com o sr AUGUSTO BARETARI BASSO MAGATON BORTOLETTO, (ele, com 22 anos de idade, filho de Máximo Bortoletto e Angela Basso),  casaram-se na cidade de Jardinopolis-SP, na Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida, no dia 23 de novembro de 1907.    Mudaram-se para a  cidade de Orlândia-SP, para trabalhar na fazenda Invernada, onde tiveram seis filhos, sendo que a primogênita, a sra MARIA Riva Beghi Baretari Basso Magaton BORTOLETTO, nascida em 1909, nessa mesma cidade, viria ser minha avó.

(Veja a Saga das demais famílias neste Blog).

Do casamento de  AUGUSTO BARETARI BASSO MAGATON  BORTOLETTO, e da sra ALBINA RIVA BEGUE, na cidade de Jardinópolis  -  Orlândia,  na fazenda onde trabalhavam, nasceram seis (6) filhos.

Seus filhos - todos nascidos nas cidades de Jardinópolis e  de Orlândia, Estado de São Paulo.

MARIA  Begue Baretari Basso Magaton Bortoletto – Jardinópolis-Sp-1909/1982)
ANGELINA  Begue Baretari Basso Magaton Bortoletto – Orlândia-Sp
ALCIDES  Begue Baretari Basso Magaton Bortoletto – Orlândia-Sp
REINALDO Beguei Baretari Basso Magaton Bortoletto – Orlândia-Sp
AURÉLIO Begue Basso  Magaton Bortoletto – Orlândia-Sp
IDA  Begue Baretari Basso  Magaton Bortoletto – Orlândia-Sp


Por volta da década de 20, do século passado, o Governo Paulista, começou a incentivar a abertura de novas Terras na Região de Assis-SP, (umas das primeiras Reformas Agrárias do País), pois até então aquele lugar era muito  isolado.,  Sendo assim, meus bisavós decidiram mudar para as novas e promissoras Terras.


em 1.920, compraram uma grande Fazenda na Região compreendida entre Assis e Cândido Motta, ao qual deram o nome de Fazenda do Cervo,  (onde eu passei bons momentos da minha infância, em visitas aos meus Bisnonos). Esta Fazenda  ainda pertence a família.


Meu Bisavô Augusto Baretari Basso Magaton Bortoletto, morreu quando eu ainda era muito criança,  provavelmente no ano de 1973, eu acho, e minha Bisavó Albina Riva Begui, faleceu por volta de 1976 e estão enterrados em Cândido Mota-SP.


1) MARIA BEGUE BORTOLETTO, minha avó,  casou-se com ANTONIO JANOTTO DENADAI BUSET IGNE ROSOLEN MICHELIN GAVA, (vejam a continuação na Saga da Familia Gava  SAGA DA FAMILIA GAVA).  Foram residir na Fazenda da Pinguela, em Cândido Mota-SP, uma verdadeira mini-cidade, construída pelo meu Bisavô João Gava. Essa fazenda realmente era maravilhosa, tinha: Cinema, Igreja, Mercadinho, Barracão para Quermesse e Escola Primária. 

Meus Bisavós tiveram 08 (oito) filhos, São eles:  que poderiam usar o sobrenome abaixo:.



BEGUE BARETARI BASSO MAGATON BORTOLETTO JANOTTO DENADAI BUSET IGNE ROSOLEN MICHELIN GAVA (foto ao lado: Otávio, Luiza, Judite, Dulce e Darcila)

1. Joana Gava – Cândido Mota-Sp – 1928/1928 (Prematura)
2. Lídia Gava – Cândido Mota-Sp – 1930/1935 (Apendicite)
3. Rogério Gava – Cândido Mota-Sp – 1932/1933 (Pneumonia)

4Darcila Gava  – Cândido Mota-Sp – 15/03/1934 - 16/06/2010,  minha Mãe, casada com Oswaldo Pascon Bevilacqua Camolese D'Alfonso Carducci  Perucco  Pentiaro Pascini Toracio, nascido em  26/11/1930 e falecido em 30/03/2011,   (foto do casamento, logo abaixo),  tiveram os filhos em Londrina-Pr, :
Ogair José, casado com Marta de Almeida Prado, e teve os filhos Thaís, Augusto e Marília, moram em Curitiba-Pr. 
- Waltercides Roberto, casado com Silvia Toffolo Campagnucci, e teve os filhos: Fernanda e Gustavo, moram em Londrina-Pr.
- Marcelo, casado com Tatiana Ribeiro, teve os filhos: Thíago e  Isabella, moram em Bandeirantes-Pr.
             
5. Luiza Gava – Cândido Mota-Sp - Nasceu em1936 e faleceu em 2011 - casada com Ovidio Orsi,  teve o filho:
Roberto Gava Orsi, nascido   na cidade de Cianorte-Pr, casado com Maria Orsi, Teve os filhos: Maria Luiza, Ovídio e Gabriel.Atílio Camoese


6. Otávio Gava -– Cândido Mota-Sp - 1938 - casado com Guiomar Gava, teve os filhos em Assis-SP: (nascidos na fazenda da Pinguela).
- Luiz Alfredo, casa-se com Suely Gava, não tem filhos.
Luíza Helena, casa-se com Maurício Ferreira de Brito, e tem os filhos: Wilk Thiene de Brito (05/10/1988), moram em Candido Mota.
Lucinéia Gava, casa-se com Mauricio Congiu, e tem a filha: Ana Carolina (03/06/1988) e Nayara Cristina (13/03/1999), e os netos, filhos de Ana Carolina: Raul Pierre e Ruan Thierry, moram em Candido Mota.
Luciano Antonio Gava, casa-se com  Rosane Ribeiro de Andrade, e tem o filho  Raul Otávio (24/03/95).  Em seu  segundo casamento com  Celia Aparecida Pires,   tem o filho: Gustavo (29/07/99), moram em Candido Mota
Leandro Gava, casa-se com..........e tem uma filha de nome Ana Laura, e, residem em Palmital -SP

7. Judite Gava -– Cândido Mota-Sp - 1943 - casada com  João Roberto Martins Costa, teve os filhos:
Roberto, casado com Carla, teve os filhos Maria Júlia e João Roberto, moram em Assis-SP
Fernando, casado com Adriana, teve os filhos: Marina e Lucas, moram em Porecatu/Florestópolis-Pr
Marcos, casado com Terezinha, moram em Londrina-Pr.

8. Maria Dulce Gava – Cândido Mota-Sp – 1947 - casada com Darci de Almeida, teve os filhos, em Assis -SP:
Marcia, casada com Adão Odorizzi, teve os filhos: Cesar e João Guilherme.
Flavia, casada com José Paulo Flausino, teve o filho João Vitor


Minha mãe, Darcila Gava, que nasceu em Cândido Mota-Sp, aos 15 de Março de 1.934. Teve uma infância mimada. Morava na fazenda da Pinguela, mas nunca foi uma fazendeira. Tinha medo de andar a cavalo, de tirar leite das vacas, de manusear as colméias, e por isso nunca foi solicitada ao trabalho. Foi uma garota prendada em trabalhos manuais: bordados, tricô, crochê, costura e leitura.

Conheceu meu pai, Oswaldo Camolese Toracio,  também descendente de Italianos da região de Rovigo, Veneto, e que também após a imigração para o Brasil foram morar primeiramente na Região de Ribeirão Preto e depois, quase na mesma época da família Gava, se mudaram para a cidade de Assis-SP.  Conheceram-se em uma festa na fazenda da Pinguela, onde minha mãe morava. Como a fazenda da Pinguela era muito bem estruturada, sempre havia os bailes comemorativos, e, em um desses bailes, lá estava meu pai a espreita do broto.

Casaram-se na Fazenda, em Assis, aos 14 de fevereiro do ano de 1953, Osvaldo Torácio e Darcila Gava, indo morar na Cidade de Londrina, norte do Paraná, onde tiveram 03 filhos, Ogair (eu)_, Waltercides e Marcelo, e aonde estão vivendo felizes até hoje.



Foto:  Igreja da Fazenda da Pinguela, onde meus pais se casaram. 







Foto dos primeiros 4 filhos dos meus avós, da esquerda para a direita:    (Luiza Bortoletto Gava, Otávio Bortoletto Gava, Judite Bortoletto Gava e Darcila Bortoletto Gava), esta última seria minha mãe.
Nesta foto  está faltando a caçula, Maria Dulce Bortoletto Gava.




2) ANGELINA BEGHI  BARETARI BASSO MAGATON BORTOLETTO ,   casada com ..........

3) ALCIDES BEGHI  BARETARI BASSO MAGATON BORTOLETTO  mora na fazenda do Servo,  casado com ..........

4)  REINALDO BEGHI  BARETARI BASSO MAGATON BORTOLETTO   mora em Dourados no Mato Grosso, casado com ..........

5) AURÉLIO BEGHI  BARETARI BASSO MAGATON BORTOLETTO ,    mora na fazenda do Servo,  casado com a sra...........Teve a filha  Dorzila Bortoletto, casada com o sr Bernardes,  teve o filho  Augusto Cesar Bortoletto Bernardes, moram em Assis-SP.

6) IDA BEGHI  BARETARI BASSO MAGATON BORTOLETTO  casada com ..........

Ver:



A Biografia de alguns membros da familia, neste Blog, além da continuação da Saga da familia das outras familias:

BEGHE BARETARI BASSO MAGATON BORTOLETTO DENADAI BUSET IGNE ROSOLEN MICHELIN GAVA.

Veja os links abaixo:


Quem tiver informações, ou precisar de informações, favor entrar em contato 

Meu email é:  

ogair.toracio@gmail.com

Tenho também uma Árvore Genealógica, com mais de 2500 nomes cadastrados, no site Myheritage.com.br. Quem quiser fazer parte do site, envie-me email solicitando acesso.

CLIQUE ABAIXO E LEIA A HISTÓRIA DE OUTRAS FAMÍLIAS:



por:  Ogair José Toracio



Para entrar em contato,  favor enviar email  para:  ogair.toracio@gmail.com  

Ps - Passem informações de suas familias, Avós, Bisavós, etc....pois eu posso tentar identificá-las na minha árvore geneálogica e incluí-las.

email: ogair.toracio@gmail.com

4 comentários:

begui disse...

Ola Ogair,sou de Ubiratã-Pr,e a minha familia tambem assina Begui,o meu bisavo se chamava Celso Beghi,gostaria de saber se tem alguma ligação com Abina Beghi, pois pelo que eu sei ele veio da Italia, la ele se formou para padre, mas abandonou a batina na primeira missa e veio para o Brasil.Assim é a informação que nós temos.

Dorival Begui

Ogair disse...

Dorival, nos registros de chegada, o sr Celso,casado, vindo no Vapor Rei Umberto, com esposa e a sobrinha Albina Beghi, chegaram no ano de 1885.


048 181 48980 30/04/1895 BEGHI CELSO 28 CF ITALIANOS R. UMBERTO

048 181 48980 30/04/1895 ANGELA 24 M ITALIANOS R. UMBERTO

048 181 48980 30/04/1895 AIDA 2 F ITALIANOS R. UMBERTO

048 181 48980 30/04/1895 ALBINA 5 SORELLA ITALIANOS R. UMBERTO

048 181 48980 30/04/1895 ANGELO 19 COG. ITALIANOS R. UMBERTO

Unknown disse...

gostei muito da saga familia gava só que onde moro que é no ES, não saiu o nome de ninguem gava e tem muitos aqui,meu nome é Marlete Gava, filha de Danilo Gava, cujo o s pais dele era Dionizio Gava e Adelina Denadai Gava, a mãe de meu avô minha bisavò se chamava Maria Bravim Gava, meu avô tinha irmãos um que se chamava, Atilio gava, outro João gava, outro antonio gava,não sei se ele tinha mais irmãos, gostaria muito de saber mais sobre minha familia, se alguem souber mais por favor me contate por email,agradeçeria muito, obrigado.

Unknown disse...

Olha a minha avó por parte de pai nasceu em Ravena,chamava-se MARIA BEGUI.
Casou se é passou a chamar MARIA BEGHI GAVAZZI