domingo, 3 de janeiro de 2010

Maria Bortoletto Gava (minha Avó materna)


MARIA RIVA BEGHI BARETARI BASSO MAGATON BORTOLETTO,  nasceu na cidade de Jardinópolis (Região de Ribeirão Preto), no estado de São Paulo, no dia 05 de junho de 1909. Filha do casal Augusto Baretari Basso Magaton Bortoletto e de dona Maria Riva Begue,  esses, imigrantes italianos.  Faleceu em Assis-SP em  07/08/1981, sofria de cancer.

Sempre Morou e trabalhou em fazendas. A principio como meeira, como tantos italianos e descendentes fizeram no inicio do século passado, pelo menos até a década de 1920, quando se muda juntamente com seus pais, indo para a Região de Assis, estado de São Paulo, onde meu Bisavô, Augusto Bortoletto, havia comprado uma fazenda (Fazenda do Servo).

Casou-se no dia 29/09/1928 com o sr ANTONIO DENADAI BUSET IGNE ROSOLEN MICHELIN GAVA, também natural da região de Ribeirão Preto,  mas precisamente na cidade de Sertãozinho-SP, nascido no ano de 02/10/1901.

Foram morar na Fazenda da Pinguela, que tinha uma grande estrutura, como: Escola, Venda, Bar, Barbeiro, Farmácia, Igreja, Cinema, e, não podia faltar o Campo de Futebol.

Tiveram 08 (oito) filhos:

BEGUE BARETARI BASSO MAGATON BORTOLETTO DENADAI BUSET IGNE ROSOLEN MICHELIN GAVA

Joana  – Assis-Sp – 1928/1928 (Prematura);
Lídia  – Assis-Sp – 1930/1935 (Apendicite);
Rogério – Assis-Sp – 1932/1933 (Pneumonia);
Darcila – Assis-Sp – 15/03/1934 (minha mãe); faleceu em 16/07/2010
Luiza  – Assis-Sp - 1937; faleceu em dezembro de 2011.
Judite Gava -– Assis-Sp - 1940;
Otávio Gava -– Assis-Sp - 1943;
Dulce – Assis-Sp – 1947;

Todos os filhos, estudaram e casaram-se na fazenda da Pinguela, sendo que após o casamento as mulheres seguiram seus maridos. Tia Judite e tia Dulce foram morar na cidade de Assis, Tia Luiza, na cidade de Cianorte, e minha mãe, Darcila foi morar na cidade de Londrina, onde eu nasci. O único que ficou morando na fazenda foi meu Tio Otávio, pois meus avós, após o casamento do meu tio, deixaram a casa da fazenda para ele e foram morar na cidade de Assis.

Veja continuação da História na Saga da Familia GAVA

Meu email é:  

ogair.toracio@gmail.com

Tenho também uma Árvore Genealógica, com mais de 2500 nomes cadastrados, no site Myheritage.com.br. Quem quiser fazer parte do site, envie-me email solicitando acesso.

CLIQUE ABAIXO E LEIA A HISTÓRIA DE OUTRAS FAMÍLIAS:



por:  Ogair José Toracio



Para entrar em contato,  favor enviar email  para:  ogair.toracio@gmail.com   


Nenhum comentário: